Ginásio
14 Novembro, 2019
EXCLUSIVITY
20 Setembro, 2022

Madeiras utilizadas na nossa construção – Hoje vamos falar de “Douglas Fir”!


Douglas Fir (Abeto de Douglas) é utilizado, frequentemente, como standard e modelo de comparação com o qual todas as outras espécies, que são utilizadas para fazer construções em estruturas de madeira, são medidas.
A sua força combinada com a sua relação força/ peso superior, alta gravidade específica (para excelente capacidade de retenção de pregos e suportes metálicos), excelente estabilidade dimensional (dando aos produtos “verdes” da Douglas Fir a capacidade de secar e perder a sua resina com facilidade), a sua moderada resistência à deterioração de seu cerne e um excelente desempenho contra forças fortes resultantes de ventos, tempestades e sismos, deram uma excelente reputação a Douglas Fir (Abeto de Douglas).
Também é de nó e de grão estreitos, adicionando o bónus de beleza às suas capacidades estruturais. Cor, padrão do grão, tamanho e tipo de nó são abordados nas regras para graus de aparência.

A sua cor rosada clara é destacada pelo seus padrão do grão notavelmente reto, bonito e ao longo do tempo e com a sua exposição solar ficará avermelhada. Esta espécie de árvores, podemos encontrá-las entre as mais altas. As Douglas Fir medem entre 45 e 60 metros de altura e o seu diâmetro ronda os 0.6 a 1.8 metros. Podemos encontrar esta variedade em altitudes que vão desde o nível do mar até aos 1800 metros.



Credits information taken from: Western Wood Product Association and Think Wood