A orientação solar de um edifício é muito importante para que se possa fazer uma melhor aproveitamento da energia solar, contribuindo para o melhor desempenho energético de um edifício.
Isso porque a orientação de um edifício pode afetar a quantidade de luz solar que entra no edifício e consequentemente, a necessidade de iluminação artificial. Além disso, a orientação também pode afetar a forma como o calor é absorvido e retido pelo edifício, o que pode afetar a necessidade de aquecimento e arrefecimento.
Em Portugal, o quadrante Sul é aquele que recebe maior radiação solar ao longo do dia. Esta será a orientação mais privilegiada para fazer o aproveitamento do sol. Em contrapartida, no quadrante Norte será aquele que receberá menor quantidade de radiação solar direta e que pode verificar-se perdas térmicas.
A Nascente verifica-se a radiação solar direta ao longo do período da manhã, a Poente só irá receber radiação solar direta no período da tarde.
Assim sendo, deverá desenvolver uma estratégia para conseguir o melhor aproveitamento de energia solar, quer a níveis técnicos quer a níveis de iluminação, reduzindo assim as necessidades energéticas.